ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

15.6.16

VIAGEM NO VLT CARIOCA (VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS)


O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), quando estiver plenamente implantado, interligará todo o Centro e Zona Portuária carioca em aproximadamente 28 km de trilhos e duas linhas com um total de 26 paradas, integrando todos os demais modais, como metrô (Estação Cinelândia e outras), trem urbano (Central), ônibus interestaduais (Rodoviária), aviões (Aeroporto Santos Dumont), barcas (Praça XV), bonde de Santa Teresa (perto da Cinelândia) e o Teleférico da Providência. Quando fiz o filme amador acima (15 de junho de 2016) o VLT estava funcionando parcialmente da Parada dos Navios, na Zona Portuária, até o Aeroporto Santos Dumont, com bondes mais ou menos de meia em meia hora, mas quando estiver funcionando plenamente, 24 horas por dia, o sistema terá capacidade de transportar 300 mil passageiros diários. O VLT é a nova encarnação do bonde que por um século transportou os cariocas cidade afora, mas extinto nos anos sessenta (com a honrosa exceção de Santa Teresa) para ser substituído pelo mal-sucedido "trólei" (ônibus elétrico)   — é o "bondinho do futuro". Um legado das Olimpíadas (junto com os BRTs, o Porto Maravilha e a expansão do metrô) pelo qual está de parabéns nosso prefeito (independentemente de posições ideológicas, partidárias, etc.) Seja bem-vindo e boa viagem (e clique no label bondes abaixo para ver nossas outras postagens sobre esse simpático veículo tão associado à história carioca)!

Nenhum comentário: