ENSEADA DE BOTAFOGO

ENSEADA DE BOTAFOGO
"Andar pelo Rio, seja com chuva ou sol abrasador, é sempre um prazer. Observar os recantos quase que escondidos é uma experiência indescritível, principalmente se tratando de uma grande cidade. Conheço várias do Brasil, mas nenhuma tem tanta beleza e tantos segredos a se revelarem a cada esquina com tanta história pra contar através da poesia das ruas!" (Charles Stone)

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA

VISTA DO TERRAÇO ITÁLIA
São Paulo, até 1910 era uma província tocada a burros. Os barões do café tinham seus casarões e o resto era pouco mais que uma grande vila. Em pouco mais de 100 anos passou a ser a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. É pouco tempo. O século XX, para São Paulo, foi o mais veloz e o mais audaz.” (Jane Darckê Avelar)

31.12.18

ADEUS 2018/FELIZ 2019!

5:47 da madrugada

COM ESTAS FOTOS DO AMANHECER EM COPACABANA

5:50

LITERATURA & RIO DE JANEIRO, O BLOG DE QUEM ADORA A CIDADE MARAVILHOSA,

5:54

DESPEDE-SE DE 2018

5:55

DESEJANDO AOS AMIGOS

5:58

UM FELIZ ANO NOVO

6:05

E CONTINUEM NOS VISITANDO

6:09

QUE SEMPRE TEREMOS NOVAS SURPRESAS!


6:17 - De novo a luz venceu as trevas

6 comentários:

Rafael Soares disse...

As fotos ficaram muito lindas!
Feliz 2012!

MARKETINGEMPRESARIAL disse...

muito bonitas as fotos!!

criação de sites rio de janeiro

figbatera disse...

Beleza de cenário... O Rio é sempre lindo!

Anônimo disse...

Ivo, um abraço grande. Encarar 2016 é sopa! Vamos tirar de letra! Por isso somos cariocas, vivemos e amamos o Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Olá, Ivo, meu chamo André Barbosa e tenho lido muito seu blog, visto que sou um eterno curioso a respeito das ruas, bairros e caminhos antigos da cidade do Rio de Janeiro.

Peço seu auxilio para tentar desvendar um mistério dos tempos da minha infância.

Nasci e morei até os 12 anos no Morro da Providencia, mais precisamente em dos prédios do Conjunto Habitacional localizado no encontro entre a Barão da Gamboa e a Rua Waldemar Dutra.

Pois bem, sempre quis saber a respeito da história da construção desse conjunto habitacional, mas não achei muitas informações a respeito. Apenas um discussão a respeito de quem seria o arquiteto autor do projeto.

O outro grande mistério que me assombra a respeito da minha infância no Santo Cristo, diz respeito as ruínas de uma igrejinha localizada no inicio da rua Cardoso Marinho, na altura mais ou menos do numero 55, 57 da rua.

Minha tia morava numa vila ao lado dessas ruínas e do terraço da sua casa de 3 pavimentos, eu via parte do parecia ser a armação de um antigo vitral circular além do que parecia ser uma grande planta que crescia pelo muro (e que pelas fotos que vi no google street view continua lá!). Ao lado da igreja antigamente funcionava uma fábrica de massas chamada Giotto e que pra minha felicidade de criança era ponto de parada pra comer uma fatia de pizza com refrigerante, quando ajudava minha avó com as compras da feira. Hoje, o local da fábrica se tornou uma igreja universal.

Pela foto área do google, pode-se notar que apenas a parte da frente da igreja ainda existe, exprimida por uma construção mais moderna (com um telhado que parece ser de metal) e um muro (conforme foto do street view)

Como descobrir que igreja era essa que já no meu tempo de infância no Santo Cristo (entre 1980 e 1991) já era uma ruína?

Bom, fico por aqui agradecendo qualquer conselho ou ajuda que vc possa me dar para desvendar a história desses dois lugares da minha infância.

Se for de alguma ajuda, posso lhe enviar o print que tirei da frente da igreja por email. Meu contato é: omegacure2@yahoo.com.br

Um grande abraço!
Andre Barbosa

Luísa Zacarias disse...

Gostei muito das fotos e de tudo aqui postado. Literatura bem colocada. Voces são pessoas muito especiais mesmo! Tenho-os no coração... Brasil terra de irmãos brasileiros e grandes poetas! Bem haja